sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pedro Salgado











Já desenhava espontaneamente em cadernos, normalmente de tamanho A4, com papel de fraca qualidade. Recordo-me do primeiro, que servia exclusivamente para desenhar, um de capa preta, que me acompanhou durante o meu 12º ano de escolaridade. Quando entrei para o ensino superior passei a usar uma capa de molas com folhas soltas onde os apontamentos das várias disciplinas disputavam o espaço com os desenhos.
O grande responsável por esta nova dependência dos cadernos de desenho foi o Professor Pedro Salgado, biólogo e ilustrador científico. Na sua disciplina de Ilustração científica motivou-nos para a utilização destes cadernos, espaços de treino e de experimentação, salientando a sua importância para o desenvolvimento da capacidade de observação/representação. O espírito de partilha de conhecimentos e a motivação que as suas aulas proporcionavam, provocaram o contacto com novos materiais e técnicas de representação e um desenvolvimento substancial das mesmas.
Apresentarei aqui também alguns trabalhos desenvolvidos neste período. Sendo assim apresento o trabalho desenvolvido para a primeira proposta de trabalho, o desenho de ovos. A técnica usada foi a grafite sobre papel e sobre DRAFTEX.

Sem comentários:

Enviar um comentário